Silvio Cesar - 2016 - www.falamaestro.com.br

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Bate-Papo > P - Z
 
Silvio Cesar:

“Não desistam da música. Ela é o alimento da alma”.

Silvio Cesar é um artista na verdadeira acepção da palavra.
 
A sensibilidade que imprime em suas melodias e letras são a marca de um grande compositor.
 
Suas interpretações revelam uma sintonia total com as obras musicais que canta, qualidade somente encontrada nos cantores de enorme talento.
 
Grandes nomes da nossa música já gravaram Silvio Cesar como, por exemplo: Roberto Carlos, Elis Regina, Emílio Santiago, Gal Costa, Chico Buarque, Nana Caymmi, Alcione, Elizeth Cardoso, Altemar Dutra, Martinho da Vila, Leny Andrade, Angela Maria, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Pery Ribeiro, Tim Maia, Os Cariocas, Zeca Baleiro, Tony Platão, Jane Duboc, Evandro Mesquita, Fafá de Belém, entre muitos outros.

Vamos conversar agora com Silvio Cesar? Daqui a pouco vamos falar mais sobre a sua bela carreira.
Nesta entrevista para a nossa web revista musical Fala Maestro, Silvio Cesar nos conta mais detalhes de sua vida musical.
 
Sua cidade natal e a Música:
Quisemos saber onde Silvio Cesar nasceu. Ele nos respondeu: “Raul Soares, Minas Gerais”. E como foi o seu primeiro encontro com a música? Ele mergulha no tempo e nos diz: “Em casa, nas reuniões de família”.

A primeira composição:
A primeira composição é sempre muito marcante na vida de um autor e neste caso foi mais do que especial. Afinal de contas, a inesquecível Elis Regina foi quem interpretou a música que Silvio Cesar compôs com um dos grandes músicos brasileiros, Ed Lincoln. Ele mesmo nos diz qual foi esta composição: "Foi 'Amor demais', parceria com Ed Lincoln, gravada por Elis Regina”. Era já um prenúncio de uma grande carreira. Imagine ter a sua primeira música gravada por nada menos que a grande cantora brasileira que nos deixou tanta saudade de sua arte.

O grande sucesso “Pra Você”:
Todos nós temos curiosidade de saber como e o porquê da criação de uma música que fez muito sucesso, não é mesmo? Por isso mesmo perguntamos para Silvio Cesar como surgiu a sua bela composição “Prá Você”. A resposta? Surpreendente: “Foi para ”tapar buraco” no meu 1º LP para a Odeon, em 1965”. Sorrimos. É verdade. Uma bela canção surge assim mesmo. Falta uma música para completar um CD e o compositor pega o seu violão e talvez pelo fato de estar completamente tranquilo, sem a necessidade de “pensar” em querer compor uma música muito especial, simplesmente... compõe. Neste caso, surgiu uma das mais belas músicas do repertório das canções brasileiras: “Pra você”.
 
Como Silvio Cesar compõe?
Com um instrumento musical? E o que vem primeiro? A melodia? A letra? As duas coisas ao mesmo tempo? Perguntamos e Silvio Cesar respondeu: “Violão”. Sobre compor ao mesmo tempo melodia e letra, ele nos diz que “às vezes” acontece desta forma.

A fase atual da Música no Brasil:
Ele foi preciso em sua avaliação: “Estamos numa travessia”. É verdade. Eu, como maestro, tendo vivido diversas fases da MPB, concordo com Silvio Cesar, pois o que pode parecer uma fase incerta em nossa música, também pode significar que algo, um movimento está por vir para fazer balançar as estruturas musicais deste país, para que ele retome com mais energia e sensibilidade, um caminho com mais arte e com menos preocupação da “busca frenética pelo sucesso.

Os Programas musicais de hoje no Brasil:
Comentamos com Silvio Cesar que atualmente temos muitos programas de televisão que focam na “VOZ”, apresentando a proposta de serem abertos espaços para cantores e cantoras. Fizemos também a seguinte pergunta: O que na sua opinião poderia ser feito para dar oportunidades também para os compositores? Silvio Cesar não pensou duas vezes e respondeu: “Bastaria os tais programas de TV mudarem seus conceitos”.
 
O que Silvio Cesar ainda não fez e que gostaria de realizar?
Silvio Cesar, que sempre nos brinda com a sua criatividade, “voando alto” em suas criações, sempre de excelente qualidade, levando os nossos ouvidos ao paraíso, ao ouvir as suas belas composições, nos surpreende mais uma vez dizendo o que ainda não fez e que gostaria de fazer: “Voar de asa delta”.

RECADOS:

De Silvio Cesar para você, internauta que é músico, cantor(a) ou um grande apaixonado pela música:
“Não desistam da música. Ela é o alimento da alma”.

Da web revista musical Fala Maestro para você, Silvio Cesar
Todos nós estamos na Terra com missões muito especiais. Silvio Cesar, com certeza, veio para nos oferecer a Música em sua verdadeira definição. Ele, sempre com versos brilhantes e com melodias riquíssimas, nos possibilita acreditar que vale a pena ouvir Música. Os acordes que conduzem suas melodias e envolvem as suas letras, são mágicos e têm o poder de tornar eterna a nossa gratidão à Deus. Afinal, somos mortais e pelo fato de existirem compositores assim, nos é permitido ultrapassar as barreiras do nosso Universo e mergulhar no mais indecifrável e apaixonante dos mundos, o da Música.

Da web revista musical Fala Maestro para você que nos lê:
Quando criamos esta web revista, tínhamos como missão levar informação e, principalmente, pintar as mais fortes cores da emoção em cada entrevista, em cada texto. Esperamos continuar assim, com muita força e energia, trazendo pessoas mais do que especiais que amam a Música, como você ama!
 
Um forte abraço!
Maestro Sergio Valério
 
Em tempo! Vamos contar mais sobre Silvio Cesar? Confira...

Em quatro filmes apresentou-se como ator e compositor: “Na onda do Ye Ye Ye”, “Mineirinho - vivo ou morto”, “Essa gatinha é minha” e “Os boleiros”. Duetos mais do que especiais tiveram Silvio Cesar ao lado de Tom Jobim, Chico Buarque, João Nogueira, Hermeto Paschoal, Jorge Vercillo, Diogo Nogueira, Altay Veloso, Pery Ribeiro, Leny Andrade, Emilio Santiago, Jane Duboc, Carlinhos Vergueiro, Sombrinha e Hyldon.

Muitos foram os sucessos em sua carreira como, por exemplo:  “O que eu gosto de você”, “Pra que? ”Olhou pra mim”, “Verde e Rosa" (em homenagem à Mangueira, gravação de Alcione ), “O Moço- Velho” ( em uma belíssima interpretação de Roberto Carlos ), “Vamos dar as mãos” ( cantada intensamente em missas por todo o Brasil ), “Levante os olhos”, "O machão", "A minha prece de amor” , "Agarre seu homem” e “Pra você”, o seu maior sucesso.

Silvio Cesar é formado pela Faculdade Nacional de Direito e é, atualmente, um dos diretores da SOCINPRO - Sociedade Brasileira de Proteção e Administração de Direitos Intelectuais, filiada à Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (C.I.S.A.C.) e à Federação IberoLatinoAmericana de Artistas e Músicos Executantes ( F.I.L.A.I.E ), onde ocupa uma das Vice-Presidências.

Mais informações: www.silviocesar.com
 
Busca
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal