Rock Story e o Registro de Músicas - www.falamaestro.com.br

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fala, Maestro! > Parte 3
ROCK STORY E O REGISTRO DE MÚSICAS

A novela Rock Story abordou, entre outros temas, a questão do registro de uma música em nome de uma pessoa que, na verdade, não era o autor da obra.
Aproveito então a oportunidade para abordar esta questão do registro de uma obra pelo seu autor para evitar problemas no futuro.
Registrar uma música (letra e melodia) não é uma tarefa difícil, pois a Biblioteca Nacional oferece estes serviços, orientando exatamente tudo o que é necessário para tanto, bastando você visitar o site www.bn.br para obter todas as informações.
No caso de uma música que possua letra e melodia é necessário apresentar, além da letra, a partitura com as notas musicais e, é claro, toda a documentação indicada no site.
Porém, é muito comum autores cantarem suas músicas publicamente sem esse cuidado de registrar suas obras.
Isso é sempre um risco que se corre, pois se alguém gravar estas músicas e realizar todos os procedimentos para o registro da obra, esta música passará a ser identificada como de quem realizou este registro.
É possível tentar reverter esta situação, mas para tanto seriam necessárias provas e mais provas da autoria da obra, além da contratação até de advogados para que se possa conseguir provar a autoria real da obra.
Outra situação que é muito comum é a publicação de vídeos com clips que apresentam músicas e, também nesse caso, pode acontecer de alguém realizar os procedimentos de registro o que acarretará também a necessidade da comprovação de autoria de alguma forma para contrapor ao registro fraudulento eventualmente realizado.
Enfim, para evitar dissabores, é sempre bom registrar a sua música, a sua obra, antes de sair divulgando-a.
Para fazer a partitura é preciso saber escrever música. No caso de um autor que não saiba fazer uma partitura musical, a alternativa é procurar um músico ou um professor de música que poderá ajudá-lo nesta tarefa.
Depois de nosso bate-papo, quero desejar para você excelentes composições.
Use a sua criatividade e componha.
Registre a sua obra e, então, mostre-a para o Mundo.

Um forte abraço!

Maestro Sergio Valério
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal