Qual é a fórmula do Sucesso? - www.falamaestro.com.br

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fala, Maestro! > Parte 1
 
Qual é a fórmula para o Sucesso na Música Popular?

 
Poderíamos analisar todas as músicas que fizeram sucesso na história do nosso Planeta Terra, comparar melodias e letras, avaliar arranjos musicais e produções.
 
Provavelmente, conseguiríamos pontuar alguns detalhes, unir algumas informações e até arriscar 20 ou mais quesitos da tal “fórmula” para o sucesso musical.
 
Muitos críticos e estudiosos fazem tudo isso de forma, diríamos, até precisa e brilhante, tenho certeza.
 
Porém... Sempre existe “um porém”, não é mesmo?
 
Você pode até conseguir se convencer de que algumas “combinações” auxiliam e podem provocar a atenção dos ouvintes como, por exemplo:

 
1.       A melodia fácil, intuitiva, mas lembre-se que uma melodia assim pode também se tornar essencialmente “chata”, uma “coisa” que incomoda, certo?
 
2.       A letra “forte”, “apelativa”, “agressiva”. É... Pode dar certo em alguns casos para um determinado público que goste desta linha “poética”, mas, mesmo assim, não é garantia de que esta música que contenha esta letra consiga alcançar o gosto popular, confere?
 
3.       Um “ritmo” dançante que nos faça querer ir para a “pista”, mesmo quando estamos em uma reunião de negócios e o som esteja rolando no carro que passa tocando a tal música no mais alto volume. Dará certo? Nem sempre.
 
4.       O chamado “refrão” contagiante, que repete indefinidamente letra e melodia, querendo consumir as nossas mentes e nos tornar escravos dele. Bem, a “fórmula” do refrão tem sido ultimamente “abandonada” em muitas músicas, o que não as impede de se tornarem sucessos. Então, esta história de “regerão forte”, não garante nada.
 
5.       Uma voz de qualidade interpretando a música. Bem, nem vamos aceitar este quesito como possibilidade, pois grandes cantores interpretaram músicas que não ficaram marcantes nem em suas próprias carreiras.
 
6.       Um bom arranjo musical. É claro que arranjos musicais bem elaborados podem contribuir muito para que uma música “ganhe” forças. Na verdade, alguns arranjos musicais foram responsáveis por sucessos musicais, com introduções brilhantes, por exemplo, mas, é claro que um arranjo musical não pode ser por si só, uma razão definitiva para o sucesso de uma música. Pelo menos, é o que eu penso.
 
7.       A execução a todo segundo nas emissoras de rádio. Bem, é claro que é fundamental que a música seja executada nas rádios para ser sucesso, porém temos muitos casos que a execução intensa fez a música ficar “conhecida”, mas não a fez um “sucesso”, pois após a paralisação das execuções nas rádios, como “uma nuvem”, a tal música desaparece!
 
8.       A inserção como tema de novela. Neste caso, a contribuição é forte e a possibilidade é também grande. Imagine. Toda vez que a “mocinha” da novela, a tal protagonista, encontra o “mocinho”, o tal protagonista, lá vem a música como trilha sonora para os olhares e os beijos. Parece garantido o sucesso, certo? Ainda assim esta música pode “sumir” de nossas mentes, quando a próxima novela for lançada. São bons exemplos alguns cantores e cantoras que brilharam com estas músicas temas de novela, mas que também não conseguiram que elas tivessem o sucesso necessário para “firmarem” definitivamente as suas carreiras.
 
9.       Um bom clip? Hoje a internet nos apresenta inúmeros clips que são produções cinematográficas, com direito aos efeitos mais especiais que, com certeza, apaixonam aos muitos fãs de clips. Músicas que recebem o “tratamento” em um clip ganham força também, mas milhões de “views” (brasileiramente falando, “exibições”), podem levar ao tal sucesso da música, mas podem não ser suficientes para que este sucesso garanta ao cantor da tal música a garantia de uma sequência de sucessos.
 
10.  Depois de tanta busca para desvendar o que faz uma música se tornar um sucesso, podemos dizer que todos os itens anteriores podem ou não cooperar com uma música para que ela se torne um grande sucesso, porém há “algo” que não dá para colocar nos dedos da mão, nem nas cordas de um violão ou nas teclas de um piano que garanta o “tal” sucesso.
 

Conclusão:
 

Tenho que ser franco e direto. Não existe fórmula para o sucesso de uma música. Talvez um Ser Supremo, que alguns de nós chamam de Deus, consiga saber o porquê de uma música conquistar definitivamente, para todo o sempre o nosso Planeta Terra e outras simplesmente surgirem e mergulharem no mais profundo mar da clandestinidade e do esquecimento com o passar de segundos.
Mas, explicar um sucesso é coisa para este "tal" ser, porque para um(a) compositor(a) é dada a maravilhosa arte de compor. Sucesso? Não pense nele quando for compor. Apenas crie. Descontraidamente, com amor, carinho e toda a sua sensibilidade. Fique também muito feliz com a sua composição. É o que mais importa.

 
Maestro Sergio Valério
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal