Onde estão os compositores? - www.falamaestro.com.br

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fala, Maestro! > Parte 2
Onde estão os Compositores Brasileiros?

Esta é uma pergunta que eu sempre me faço.
É claro que você poderá me responder que os compositores brasileiros estão aí nas gravações realizadas pelos cantores e cantoras, certo?
Sim. É verdade, porém o que sinto falta é de espaços que destaquem a arte de compor e não apenas a também muito importante arte de cantar.
Nas emissoras de televisão abertas ou fechadas, os cantores estão contando com um grande espaço que, precisa ser mantido, é claro, mas, onde estão os espaços para os compositores?
A partir dos anos 60, a música brasileira viveu o momento dos festivais de música, onde surgiram nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento e tantos outros compositores que até hoje estão mantendo um alto nível de composições.
De repente, a "fórmula" utilizada foi descartada e os festivais foram aos poucos minguando, restando alguns poucos em cidades do interior, mas que por não terem o espaço na televisão, não conseguem "mostrar" o talento de nossos novos compositores.
Tenho certeza que existem muitos e muitos que fazem de suas composições, verdadeiras obras de arte.
Alguns poucos conseguem que suas músicas sejam gravadas por cantores que estão em evidência, porém eles mesmos não ganham o destaque merecido.
Parece que agora o momento é apenas para quem canta. Vozes privilegiadas participam de disputas vocais em programas de televisão e até bandas têm também conseguido espaço neste sentido, porém os compositores parecem destinados a apenas ficar "ocultos" no cenário musical brasileiro.
A internet tem sido um caminho alternativo, mas ainda assim, o foco principal continua sendo quem canta.
É por isso que fiz questão de abrir este espaço para comentar este fato que considero grave.
Acredito que não consigamos ir para as ruas e fazer movimentos sociais assumirem esta bandeira, mas fica a tentativa.
Que tal irmos para a Avenida Paulista e gritarmos bem alto:
Onde estão os espaços para o Compositor Brasileiro?

Maestro Sergio Valério
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal