Como iniciar a carreira? - www.falamaestro.com.br

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fala, Maestro! > Parte 1
Como um Cantor inicia a sua carreira?

Olá, tudo bem com você?
O Maestro Sergio Valério traz mais 7 Toques para você quer quer ser um(a) cantor(a).
Vamos conferir?

Fala, Maestro!
Maestro Sergio Valério: Agora vamos conversar sobre os primeiros passos específicos para buscar a sua carreira como cantor(a).
Você já ouviu cantores(as), já estudou, observou, refletiu sobre os caminhos que vai seguir.
É isso mesmo que você quer, certo? Então, vamos lá! É hora de ir em busca do seu espaço.


1. Hoje em dia existem alguns programas de TV que se apresentam como possíveis espaços para quem canta. Pode ser uma alternativa. Não considero um bom caminho programas de televisão onde o candidato possa ser interrompido por alguém do juri ou mesmo da produção durante a sua apresentação com o argumento que tenha "desafinado" ou outra razão. Esta situação pode afetar consideravelmente o lado emocional do(a) cantor(a) iniciante. Você pode buscar o seu caminho em algum destes programas de TV, mas considere as questões que coloquei.


2. Gravar uma ou mais músicas em um estúdio é uma excelente alternativa, desde que bem assessorado por um bom produtor, com o necessário apoio de um maestro competente e de excelentes músicos. A escolha da(s) música(s) adequada é fundamental, pois ela deve possibilitar que o(a) cantor(a) mostre da melhor forma possível o seu talento.


5. Um outro caminho é encaminhar a sua gravação em áudio ou em clip para uma gravadora ou produtora. Desde os anos 80 diminuiu muito a quantidade das chamadas grandes gravadoras que investiam muito em novos(as) cantores(as), contratando, realizando produções e divulgando de forma intensa seus contratados levando-os para as emissoras de televisão e rádio. Atualmente existem poucas grandes gravadoras que fazem este trabalho e algumas até, além de receberem os direitos da venda de CDs também costumam propor contratos onde também recebam porcentagens de shows realizados pelos seus cantores contratados. Esta opção tem sido realizada em razão da queda da venda de CDs e/ou DVDs. Um detalhe importante. Se uma gravadora ou produtora aprovar o seu trabalho e quiser contratá-lo(a), avalie os itens do contrato antes de assiná-lo. A melhor opção é que você tenha a assessoria de um bom advogado que possa orientá-lo quanto ao contrato que está sendo proposto.
3. Após realizar a gravação, é uma grande ideia transformar esta gravação em um clip para inseri-lo na internet. Lembre-se que é melhor realizar a gravação com a sua voz em um estúdio para depois produzir o clip, onde não será necessário você cantar a música, pois ela já está gravada adequadamente com a sua interpretação.

4. Existem várias alternativas para você inserir o seu clip na internet. É uma boa alternativa criar o seu próprio canal no www.youtube.com.br e inserir lá o seu clip. Lembre-se de colocar um e-mail de contato no final do clip para que eventuais interessados possam localizá-lo mais facilmente.


6. Muitos buscam a alternativa de realizar shows para que consigam ser "descobertos" por algum caçador de talentos. Já tivemos casos de cantores que utilizaram esta alternativa e conseguiram seu espaço investindo na produção de um grande show em uma conhecida casa de espetáculos. É um caminho, porém não aconselharia alguém a fazê-lo com os seus próprios recursos financeiros. Uma alternativa seria realizar este show com o patrocínio de empresas que poderiam ser captadas através de projetos de investimento em cultura. Existem produtoras que trabalham especificamente com estes projetos culturais.
  

7. É claro que existem muitas outras formas de se buscar o início de uma carreira como cantor(a), mesmo porque nada é tão matemático assim em nossas vidas, que se possa saber todas as alternativas. O importante é buscar o seu caminho com firmeza e tranquilidade.

 
Mais Dicas & Toques em nossa seção "Fala, Maestro!".
 
Um forte abraço!
 
Maestro Sergio Valério
 
Busca
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal