3. Como deve ser iniciado o estudo de canto?
R. O estudo de canto deve ser iniciado em aulas que privilegiem exercícios e canções sem grande complexidade, mas que o aluno goste para que ele se sinta motivado a cantar e consiga aos poucos se desinibir. O grau de dificuldade das atividades propostas deve ser aumentado gradativamente, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.
4. Quais são as diferenças do aprendizado de canto quanto aos gêneros: canto popular e canto erudito?
R. Os gêneros popular e erudito não se diferenciam somente pelo repertório. Questões técnicas e interpretativas, apesar de terem pontos em comum, não são apresentadas da mesma forma nos dois gêneros. O canto popular se aproxima da voz falada, dá grande importância ao texto da canção, tem emissão, tessitura e outros fatores trabalhados de forma diferente do canto lírico. Nesse ponto a técnica vocal usada na aula pode seguir caminhos bem diferentes, de acordo com a opção do aluno pelo lírico ou pelo popular.
5. Para se aprender canto é importante estudar teoria musical?
R. O aprendizado da teoria musical não é obrigatório para o cantor, mas pode ajudar muito, então, aconselho os alunos que querem levar a sério o canto a estudar teoria musical.
6. Quais são as maiores dificuldades para se cantar?
R. Em geral, os alunos iniciantes acham difícil trabalhar a respiração e também a afinação, especialmente nas atividades que têm uma maior variação entre graves e agudos. Em alguns casos há também uma timidez, uma inibição para soltar a voz.
À medida que avançam nos estudos, a interpretação pode ser também uma dificuldade, pois o aluno vai percebendo que a técnica precisa ser aliada à expressividade/musicalidade para garantir uma boa execução do repertório.
7. Qual seria o tempo mínimo para alguém se dedicar diariamente ao estudo do canto para ter uma boa evolução no aprendizado?
R. Para a criança recomenda-se uma dedicação menor, de 15 a 30 minutos para que ela não se sobrecarregue. Já para adolescentes e adultos esse tempo pode aumentar até uma hora. Vale ressaltar que isso varia de um aluno para outro, se ele tem maior ou menor dificuldade, se quer se profissionalizar ou se canta apenas por lazer, enfim, a dedicação diária depende dos objetivos que cada aluno tem.